domingo, 7 de junho de 2009

Homenagem às Domésticas

Essa época do ano no sul do Brasil é de dias frios, noites geladas, geada e neve. As últimas semanas, com certeza, fizeram com que muitas pessoas guardassem as roupas de verão para dar espaço às de inverno.

E é com isso em mente, e por sentir na pele os efeitos do frio, que comecei a pensar naquelas que não tem tempo bom ou ruim, sol, chuva, quente ou frio. Estão sempre dispostas - até pela necessidade - a se submeter a situações adversas para ganhar o pão de cada dia. Falo das EMPREGADAS DOMÉSTICAS! Alguns detalhes para elucidar:


- Enquanto brigamos com a cama quentinha e aconchegante, relutamos para nos levantar e encarar mais um dia de trabalho, as EMPREGADAS DOMÉSTICAS levantam cedo, preparam tudo para a família (que geralmente inclui marido e filhos) e sai disposta a mais um dia de serviço.
- Enquanto "mal" molhamos nossas mãos para lavá-las, as EMPREGADAS DOMÉSTICAS estão cedo com a mão na água gelada, seja dentro do balde, debaixo da torneira ou em outro lugar.
- Enquanto muitos "enforcam" o banho, por achar que o "frio não deixa ninguém sujo", as EMPREGADAS DOMÉSTICAS dão aquele "banho" nos filhos, cachorros e em toda casa.


Além dessa tarefa maldosa, que é ter de enfrentar o frio para ganhar o sustento, muitas delas ainda complementam seus trabalhos sendo babás, cozinheiras, damas de companhia, etc.

Da próxima vez que for tomar banho, lavar as mãos ou a louça (ocasião pela qual eu passei e que me fez pensar no sofrimento que elas passam), pense no quanto batalham essas mulheres*.



*O POST FOI FEITO NO FEMININO, MAS VALE TAMBÉM PARA OS HOMENS QUE TRABALHAM ASSIM.

Nenhum comentário: