quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aprendendo com o futebol

O duelo de hoje a noite pela Copa do Brasil entre os centenários Inter e Coritiba, em Curitiba/PR, vale vaga à final da competição. No entanto, não falarei sobre o jogo em si, mas, sim, a atitude que alguns têm em relação ao Internacional. Aqui, sai o torcedor e entra alguém que gosta de escrever sobre coisas variadas.

Antes, alguns dados:

- Campeão dos 2 turnos do Campeonato Gaúcho. Foi campeão invicto.
- Pela Copa do Brasil já eliminou: União-MT, Guarani-SP, Náutico, Flamengo e está prestes a se classificar em cima do Coritiba. Em 9 jogos levou apenas 4 gols e marcou 19. Perdeu 1 jogo, empatou outro e ganhou 7.
- No Brasileirão está invicto. São 4 jogos e 4 vitórias. Levou um único gol, de um pênalti que não existiu.
- O ataque colorado já fez 92 gols e a defesa levou pouquíssimos. Média de menos de 1 por jogo.

São números impressionantes, mas a questão ainda não é essa. Quero falar sobre a tática usada pelos adversários: a DESVALORIZAÇÃO.

É como estar no meio da Savana Africana, se deparar com um leão e dizer que ta tudo bem. Os times têm tentado, antes das partidas, desestabilizar através de palavras soltas na imprensa. Falam que o time não é tudo o que pintam, que não é bicho-papão, que não é imbatível. Em termos até concordo. Todos os times são derrotáveis, mas pra isso precisa de maior competência. O trabalho feito no Inter dura 1 ano, seqüência de trabalho e grupo entrosado (incluindo os reservas) faz um time campeão. Ninguém pode negar que o Inter tem uma ótima equipe e o trabalho comprova isso.

E, fazendo uma comparação com “vidas normais”, existem muitos patrões que usam a mesma tática. Acham que falar palavras fortes e duras podem fazer o funcionário mostrar respeito e ser submisso. Nessas horas, para ambos, o melhor é ser humilde e respeitoso. Como o Inter, faça só sua parte.

2 comentários:

Je Cerejja disse...

Só li o começo e o final..hahaha
Mas sei o que fala!!
E futebol nao é o meu forte
Bjos

Solange disse...

Sabias palavras e uma brilhante comparação... Parabéns, filho!!! Espero que saiba aproveitar o telento que tem com as palavras para um futuro melhor...
Beijos e mais uma vez PARABÉNS!!!
SALDAÇÕES COLORADAS...