terça-feira, 2 de junho de 2009

Floripa não foi escolhida

Depois que foram anunciadas as cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo de Futebol de 2014, vi alguns jornalistas tristes e desapontados com a não indicação de Florianópolis como cidade-sede. Foram mais racionais, mas alguns agiram pela emoção.

Lógico que até eu gostaria de ter um evento desse tamanho por aqui, mas será que seria uma boa?

Pra quem mora e conhece bem a cidade, sabe que ela carece de eficiência em muitos aspectos fundamentais. Só para citar alguns exemplos:

- O trânsito é um caos. Como os jogos deveriam ser entre 16 e 20 horas, a mobilidade seria prejudicada pelo horário de pico. E também todo o setor dos transportes deixa a desejar.
- Fraca infraestrutura hoteleira e de Centros de Treinamento.
- Localização ruim do estádio (mesmo com as obras previstas). Os jogos aconteceriam no estádio Orlando Scarpelli (do Figueirense) e, quem conhece o Estreito – bairro em que fica-, sabe o quanto congestiona quando o Figueira joga.

Etc.

Apesar de ser grande centro de turismo, a cidade não passa de um aglomerado de praias com poucos escapes para outras formas de entretenimento. Mesmo sendo uma linda cidade, com belas paisagens e atrativos naturais, para um evento como uma Copa do Mundo a cidade deixaria a desejar. Precisa ainda de muitas mudanças para passar a ser vista de outra forma por aqueles que preparam grandes eventos.

Não sei como são essas questões em relação a outras cidades, por isso falo apenas de Florianópolis – por sabe o que falo.

Com certeza não é preconceito meu com a cidade, mas fui motivado a escrever pela tristeza coletiva que instalou-se nos corações dos manézinhos apaixonados.

Épocas melhores virão!!

Nenhum comentário: