terça-feira, 28 de abril de 2009

Atchimm

A gripe suína já deixou de ser uma epidemia (doença causada de um animal para um humano) e tornou-se uma pandemia (causada do homem para o homem). Só a imprensa não viu isso ainda e trata com uma epidemia gravíssima que pode logo virar uma pandemia.

Para aqueles que gostam de um pernilzinho, linguiçinha, toucinho, bacon, pode ficar tranquilos. O cozimento a altas temperaturas "mata" o vírus. Mas, assim como aconteceu durante a gripe aviária, a alguns anos, muitos países já estão vetando entrada de carne suína.

Quem não gosta do modelito básico+máscara também sairá prejudicado. Já virou acessório indispensável, principalmente na Cidade do México.


E não para por aí. A coisa está indo mais longe do que se pensa.

A cada hora que passa, mais um caso é registrado aqui ou ali. Se são reais ou apenas diagnósticos motivados pelos acontecimentos recentes, não se sabe. O fato é que o Brasil, que ainda não registrou nenhum caso concreto, apenas possíveis focos, está com a faca e o queijo na mão. Tem tudo para combater a entrada de pessoas infectadas, examinar os que chegam de lugares de risco e fazer campanhas de conscientização. Se vai agir com rapidez é outra história. Mas pode sair na frente.

Linkando as informações da gripe suína com outra, cientistas suíços concluíram que os animais tem sim a capacidade de sentir o cheiro de doença e recuar. Isso foi comprovado, agora, nos camundongos. Pra mim, que tenho 7 Topolinos, é uma vitória, pois tenho radares naturais de doenças. Os ratinhos, segundo os cientistas, possuem receptores olfativos que informam a presença de cheiros no ar, inclusive de medo e doenças. Quando sentem o odor de doença fogem rapidamente.



Quem dera todos terem essa percepção maravilhosa que os animais têm. Quando ouve o Tsunami, lembro de um cachorro ter salvado uma família inteira, pois ficara agitado vendo o mar como estava. A família se refugiou a tempo em uma colina e sobreviveram.

Será que os animais vieram de uma explosão? Ou será que para serem tão perceptivos e inteligentes, mesmo sendo “irracionais”, não tiveram um projeto?


PS: para quem quiser saber mais a respeito de Topolinos, acesse: www.meustopolinos.blogspot.com

Nenhum comentário: