sexta-feira, 20 de março de 2009

Respeito às cãs!!

Ontem estava na fila dentro de um supermercado e, um pouco mais pra frente, tinha um casal de idosos. O velhinho parecia bem bacana. Aparência simpática e fala mansa. Agora, sua mulher... era o bicho. Cara amarrada, brava, mal encarada. Dava até medo de olhar pra ela.

Com certeza, se fosse alguns anos atrás, pensaria da mesma forma que alguns que presenciaram a relatada cena: “Que velha chata!”. No entanto, parei um pouco pra pensar. Foi aí que veio a reflexão que segue abaixo.

Pelo visto, aquela senhora já passava da idade da “mordomia nos transportes”, já parecia beirar os 70. Se é que já não tinha muitas outras primaveras. Fazendo uma conta rápida, é possível que ela tenha nascido por volta da década de 30.

Quanta coisa já passou pela vida?

Viu 2ª Guerra Mundial, Guerra Fria, Getúlio Vargas, construção de Brasília, chegada da televisão, Ditadura Militar, o homem ir à Lua, movimento Hippie, liberação sexual, Movimento dos Cara-Pintadas, Queda do Muro de Berlim; viu as roupas encurtando ao longo do tempo; os costumes se deteriorando; início da MPB, Jovem Guarda, Tropicalismo, Grandes Festivais; do rádio valvulado a Internet banda larga.

E pergunto: será que ela não merece um pouco de consideração e respeito por ter passado por tantas coisas?

Lógico que tudo que ela já passou não é justificativa pra arrogância ou falta de educação. Mas cabe a nós, mais jovens, entender que os idosos já vivenciaram muita coisa, desperdiçaram muito do seu tempo e atenção com filhos, agora com netos, já trabalharam muito e penaram pra dar a vida e a educação que temos hoje. Também se lembre que um dia será igual, terá seus cabelos brancos. Gostaria de ser tratado de forma rude, como muitos tratam os idosos?

Portanto, respeite aquele de cabelos brancos à sua frente. Como diz a Bíblia: “As cãs* são uma coroa de beleza”.


* cabelos brancos

Nenhum comentário: