quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gripe A x Gripe Espanhola

Não queria ser mais um participante no burburinho que todos fazem com a Gripe A, mas alguns assuntos me chamam a atenção.

Acabei de ler no Yahoo! uma comparação entre a Gripe A (Suína) com a Gripe Espanhola. Embora a matéria abrande as similaridades, até porque reproduzem o que cientistas vêm dizendo, a igualdade entre elas é assustadora. Alguns dados, como base:

- O vírus H1N1, da Gripe A, tem parentesco com o da Gripe Espanhola
- Os dois vírus se instalaram em organismos de porcos
- Apareceram na primavera no hemisfério norte
- Atacam preferencialmente pessoas na força da idade, diferente da gripe comum, que prefere crianças ou idosos

Especialistas acreditam que a atual Pandemia (Sim! Só os cientistas pra acreditar que se trata de uma Epidemia) não seja tão mortífera. Além disso, dizem que a Espanhola, que matou entre 20 e 50 milhões de pessoas no mundo (pelo menos 2x mais que a 1ª Guerra Mundial), foi ‘facilitada’ pela circulação de soldados infectados pelo mundo.

Agora, eu pergunto: era mais fácil em 1918 ou hoje chegar até o outro lado do mundo? Não é muito mais fácil hoje infectados se deslocarem de um lugar para o outro? Perguntas que nem precisam de respostas.

Se ninguém tomar providências tudo isso pode tornar-se algo muito maior. Segundo estimativas, se fosse tão mortífera quanto a Espanhola, a Gripe A mataria cerca de 71.000.000 de pessoas. As pessoas, principalmente representantes do governo, tentam amenizar as coisas (acho que até internamente) e deixam a população em estabilidade emocional.

Se bem que é tentar remediar o irremediável. Coisas que haveriam de acontecer.


Um comentário:

Je Cerejja disse...

Muito boa essa matéria (lí até o final) hehe
Te amo.
Beijos